home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
Forum Page

Forum
Forum sources  
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
 

Brasil - Uso de sementes piratas: um risco para a agricultura nacional - Os avanços genéticos, resultados de anos de pesquisas e testes, são levados ao campo diretamente pela semente


Brazil
June 3, 2020

Os alertas sobre os riscos causados pelo uso de sementes piratas, especialmente nas grandes culturas, como a soja, são recorrentes. Segundo dados da Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (ABRASS), estima-se que 30% de toda a semente de soja utilizada no país não esteja em conformidade legal. 

O número assusta e traz novamente para o centro do debate a importância de se valorizar a semente escolhida para a lavoura, especialmente em tempos de economia instável, quando qualquer prejuízo pode ser impactante na rentabilidade do agricultor. A ABRATES como Associação Científica de Profissionais em Ciência e Tecnologia de Sementes alerta para as perdas tecnológicas que essa prática representa para a agricultura nacional.

“Semente não é apenas um grão que germina. A semente tem características genéticas, físicas, fisiológicas e sanitárias que a distingue de um simples grão que tenha potencial de germinação, característica da semente pirata”, explica o presidente da ABRATES e pesquisador da Embrapa Soja, Francisco Krzyzanowski.

Os avanços genéticos - resultados de anos de pesquisas e testes - são levados ao campo diretamente pela semente, resultando em melhores produtos finais, ganho de produtividade e consequentemente, alimentos a preços competitivos. Benefícios que são interessantes não apenas aos agricultores, como para toda a sociedade.

“Um grão pirata não assegura que todos esses parâmetros de qualidade estejam presentes em sua plenitude. Portanto, o grande risco é do agricultor, que o adquire e sobre ele coloca todo seu investimento econômico para a produção da sua lavoura”, alerta o pesquisador.

Assim, a pirataria compromete negativamente a agricultura nacional, trazendo prejuízos que vão muito além da questão financeira. Segundo a ABRATES, a prática traz riscos concretos para toda a cadeia produtiva da agricultura em termos de potencial de produtividade da lavoura, disseminação de doenças transmitidas via semente e dispersão de sementes de plantas daninhas para áreas indenes. Outro ponto a ser observado é a qualidade de produto final, que pode não atender ao padrão de qualidade esperado de determinada cultivar devido a mistura varietal adventícia presente em lotes de sementes de origem desconhecida.

A semente pirata desestimula os programas de melhoramento genético da soja, quer seja oficial ou particular, pondo em risco a segurança nacional na produção de soja. Semente pirata não é economia e sim retrocesso tecnológico.

 



More news from: ABRATES - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes


Website: http://www.abrates.org.br/portal/index.php

Published: June 4, 2020



SeedQuest does not necessarily endorse the factual analyses and opinions
presented on this Forum, nor can it verify their validity.


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved