home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Sementes Jotabasso, em parceria com a Fundação MT promovem treinamento sobre manejo de doenças da soja


Brazil
July 28, 2020


jotabasso-e-fundacao-mt-promovem-treinamento-sobre-manejo-de-doencas-da-soja


Em tempos de pandemia, onde manter medidas de higiene e prevenção ainda se fazem necessárias, buscar por alternativas online para realização de reuniões e treinamentos são imprescindíveis para a manutenção da rotina e garantia de bons resultados da lavoura.

Uma das dificuldades ainda enfrentadas pelos produtores rurais são doenças da soja. Ciente disso, a Sementes Jotabasso, em parceria com a Fundação MT, promoveu à distância um treinamento estratégico sobre manejo de doenças da soja, abordando principalmente doenças de parte aérea, além de doenças radiculares.

Dados da Embrapa apontam existir cerca de 21 doenças causadas por fungos. Atualmente, mesmo com o alto potencial destrutivo da ferrugem-asiática, a mancha alvo é que tem preocupado os produtores, se tornando uma das principais doenças de parte aérea da soja no cerrado, favorecida pelo sistema produtivo soja-algodão-crotalária. Além destas, outras doenças estão mais recorrentes, como é o caso da cercospora e da septoria que juntas provocam as doenças de final de ciclo (DFC’s), antracnose e crestamento bacteriano.

“As perdas ocasionadas pelas doenças são muito variáveis, variando da sensibilidade da cultivar e condições climáticas, oscilando com perdas de 10 a 90% dependendo da situação”, explica Cristian Binnewies, Gerente de Planejamento Agrícola da Jotabasso.

De acordo com Cristian, para que o produtor possa evitar essas situações, é preciso que seja feito o manejo preventivo de doenças da soja, combinando ferramentas químicas (fungicidas), genéticas (cultivares tolerantes) e ferramentas culturais, com a rotação de culturas não hospedeiras. “Mesmo em tempos de pandemia a recomendação não muda, continua sendo associado cultivar e condições climáticas”, afirma.

Mediado pela Drª. Mônica Muller, pesquisadora da Fundação MT, participaram do treinamento agrônomos e técnicos agrícolas da Jotabasso, onde foi possível compartilhar situações enfrentadas durante a safra passada, tirando dúvidas para a realização do manejo mais indicado para a próxima safra.

 



More news from:
    . Sementes Jotabasso
    . Fundação MT


Website: https://www.jotabasso.com.br/

Published: July 30, 2020

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

  Archive of the news section

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved