home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Imunidade: Entenda como o sistema imunológico funciona e aprenda como fortalecer sua imunidade


Brazil
August 14, 2020

 


Muito tem se falado nos últimos meses sobre doenças respiratórias e a importância de redobrar os cuidados para fortalecer a imunidade. Ainda mais em um cenário de pandemia, não é?

E pensando nisso, a  Bayer desenvolveu um conteúdo especial e muito rico para ensinar a você como nossas células de defesa atuam no combate aos microrganismos e dicas valiosas para dar mais força para essas células e para o nosso organismo. 

Confira o Artigo na Integra: Proteja-se de doenças respiratórias: saiba como turbinar a sua imunidade!

E se você quer se proteger, ainda mais no cenário atual, acompanhe esse artigo completo que vai te ensinar como aumentar a sua imunidade com dicas acessíveis, mas de grande valor.

  1. Entenda o seu organismo: O que é Imunidade, células de defesa e como elas trabalham no corpo
  2. Imunidade alta e alimentação saudável
  3. O papel das hortaliças na alimentação saudável
  4. Como higienizar corretamente as hortaliças antes do consumo

Entenda o seu organismo: O que é Imunidade, células de defesa e como elas trabalham no corpo

Basicamente a imunidade é um conjunto de mecanismos utilizados pelo organismo em resposta a substâncias estranhas que se fazem presente em nosso corpo. Ou seja, o nosso sistema imune coloca nossas células de defesa para produzir anticorpos que irão lutar contra os corpos estranhos.

Mas, para elas trabalharem perfeitamente é preciso ter um sistema imunológico saudável. Então, em um cenário saudável, as células são capazes de destruir os agentes infecciosos e impedir que doenças se desenvolvam.
 


Nosso sistema é composto basicamente por três níveis de ação de defesa: a barreira epitelial, os patógenos e a Resposta Humoral.

A primeira barreira é composta por pele e mucosas, que impedem a entrada dos microrganismos. Como por exemplo: cílios que protegem os olhos, a mucosa nasal impede a entrada de vírus, bactérias, fungos e partículas de poluição e assim por diante.

Mas, às vezes alguns agentes conseguem passar pela barreira epitelial, se deparando com a próxima: os patógenos. Um exército de células sanguíneas (leucócitos ou glóbulos brancos) que identificam estes corpos estranhos e começam a trabalhar para destruir e limpar o organismo, eliminando as células mortas.

A terceira linha de defesa, por sua vez, é a Resposta Humoral, que ocorre quando há a produção de anticorpos.

Os anticorpos são uma espécie de proteína fabricada especificamente com o propósito de destruir um tipo de agente infeccioso.

Imunidade alta e alimentação saudável
 


Agora que você conheceu como o nosso sistema funciona, acredito que já entendeu melhor todos os motivos dos quais precisamos dar muita atenção a nossa imunidade, né?

Para se proteger naturalmente de qualquer vírus ou bactéria, o seu corpo precisa estar saudável e sua imunidade alta para que suas células de defesas estejam fortes e prontas para derrubar qualquer corpo infeccioso.

Alimentação Saudável

Tudo começa pela alimentação! Uma alimentação saudável pode influenciar diretamente na disposição, humor, fortalecimento dos ossos, regulação do intestino, concentração, sono e muitos outros, além da imunidade.

Mas, afinal: o que é um alimento saudável?
São alimentos que possuem alto valor nutritivo, de preferência in natura, que contém tudo que seu corpo precisa para funcionar: energia, vitaminas, proteínas, carboidratos e etc.

Eles são divididos em grupos:

Cereais, raízes e tubérculos: como trigo, arroz, milho, etc.
Frutas, verduras e legumes:  maçã, banana, mamão, laranja, etc.
Leguminosas: feijão, lentilha, ervilha, soja, grão de bico etc.
Alimentos de origem animal: carnes (frango, peixe e carnes vermelhas), leite, queijos, etc.

Leia mais sobre alimentação saudável nessa publicação.

O papel das hortaliças na alimentação saudável

Uma associação muito comum de acontecer é a de hortaliças com folhas verdes, como por exemplo alface, rúcula, etc. Mas, você sabia que tem vários outros alimentos dentro das hortaliças, como abobrinha, berinjela ou até mesmo a batata?

Há cinco categorias de hortaliças, folhosas: como alface, acelga, couve e outras; frutos verdes: como abobrinha, berinjela, milho, pepino  e outras; frutos maduros: como melancia, melão, morango, tomate  e outras; subterrâneo: como alho, batata, cebola, cenoura e outras; talos e inflorescências: como brócolis, couve-flor e outras;

Elas são fontes de vitaminas, minerais, fibras e outros compostos bioativos que previnem doenças crônicas, obesidade, problemas cardiovasculares e até alguns tipos de câncer.

A OMS (Organização Mundial da Saúde), por exemplo, recomenda que uma pessoa consuma, no mínimo, 400 gramas de hortaliças por dia para garantir o aporte de nutrientes essenciais para a manutenção da saúde e do bem-estar.

Conheça agora os benefícios de algumas hortaliças:

Alface: tem propriedades calmantes que combatem a insônia, tem ácido fólico que previne anemia, é rico em antioxidantes e previne o câncer e contém vitamina K mantendo a saúde dos ossos. Além de: energia, proteína, fibra, fósforo e vitamina C.

Conheça toda nossa linha de sementes para Alface

Pepino: composto por 96% de água, agindo como detox nas toxinas do corpo, reduz ácido úrico preservando os rins, rico em fibras reduzindo prisão de ventre, possui um fitonutriente que previne o câncer, contém  potássio e magnésio ajudando a saúde muscular e melhora  a saúde do coração.

Confira agora nossas diversidades em sementes para Pepino

Melão: tem efeito diurético, controla a pressão arterial, contém ação antioxidante no organismo, participa da formação de colágenos, ossos e glóbulos vermelhos, contribui na absorção de ferro dos alimentos de origem vegetal,  rico nas vitaminas A e C, importantes para a produção de colágeno e prevenção do envelhecimento, além de zinco, potássio e fibras.

Tomate: Trabalha na prevenção do câncer de próstata por ser rico em licopeno, tem elevada composição em antioxidantes combatendo problemas cardiovasculares,rico em carotenoides, que se transformam em vitamina A no organismo mantendo a saúde visual, da pele e cabelo.

Conheça mais sobre o melhor porta-enxerto do mercado.

Cebola: rica em minerais que contribuem na melhora da circulação sanguínea, diminui a quantidade de LDL (colesterol ruim) e aumenta o HDL (colesterol bom), melhorando a circulação, possui minerais como cálcio e magnésio que agem na saúde intestinal, alto teor de vitamina A, C e quercetina, que melhora o aspecto da pele e muito mais.

Temos conteúdos completos sobre cebola: manejos, doenças de solo, benefícios e muito mais. Conheça aqui

Como higienizar corretamente as hortaliças antes do consumo

Saber como higienizar da maneira correta as hortaliças e os produtos que vem dos mercados e feiras é um passo essencial, afinal pode ser um meio de contaminação grande hoje em dia.

Então, além de seguir todas as indicações para prevenção do COVID-19 indicados pelo ministério da saúde, antes de manusear os alimentos é necessário lavar bem as mãos com água corrente e sabão.

Depois é hora de lavar todos os itens individualmente com água corrente e sabão, esfregando com cuidado os alimentos para remoção de toda sujeira e microorganismos.

E para uma limpeza mais profunda, você pode optar pelo uso de uma escova vegetal ou até acrescentar bicarbonato de sódio na água e deixando os alimentos de molho por alguns minutos.

 



More news from: Bayer Vegetable Seeds


Published: August 18, 2020

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

  Archive of the news section

 

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved