home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Brasil - Entidade nacional descarta risco de Covid-19 no consumo de hortaliças cruas


Brazil
August 25, 2020

A ABCSEM esclarece a sociedade de que, com as devidas medidas de higienização dos alimentos preconizadas pela Anvisa, é seguro manter o consumo de hortaliças cruas durante o período da pandemia

 

 


Comer ou não hortaliças cruas? Esta é uma pergunta que muitos brasileiros têm feito e, na dúvida, infelizmente optam por não consumirem estes alimentos. Isto porque neste contexto de crise nacional e global em que vivemos atualmente, em virtude da Covid-19, há muita informação circulando nos meios de comunicação e na internet e também contrainformação, as chamadas fake news.
 
De acordo com Marcelo Pacotte, Diretor Executivo da Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM), que representa as indústrias sementeiras de hortaliças de todo o país, o setor vem enfrentando as graves consequências das informações equivocadas que circulam em redes sociais e em aplicativos de mensagens, influenciando nos hábitos de consumo dos brasileiros. “Há muitas notícias falsas circulando na internet, que têm repercutido informações falsas sobre o consumo de alimentos crus, dentre os quais, as hortaliças, principalmente as folhosas (como alface, rúcula, etc.), podem estar contaminadas e infectar as pessoas. Isto está absolutamente equivocado e já foi descartado pelos órgãos oficiais de saúde do país e pelas entidades internacionais também. É fundamental neste período, que as chequem a veracidade dos fatos em meios de comunicações oficiais”, pondera Pacotte.
 
Segundo ele, as informações falsas e incorretas no meio digital interferem no trabalho sério realizado pelo setor produtivo, além de trazer prejuízos para o próprio consumidor. “Os produtores rurais e os demais profissionais envolvidos na cadeia produtiva de hortaliças, desde a produção da semente, passando pelo campo, até a distribuição e comercialização destes alimentos, estão sendo gravemente afetados com esta queda brusca de consumo. Infelizmente, o setor vem enfrentando a perda de alimentos frescos e de ótima qualidade para consumo nos pontos de venda. Por outro lado, o consumidor também deixa de obter os benefícios nutracêuticos proporcionados pelo consumo diário das hortaliças, com nutrientes fundamentais para a manutenção da saúde e aumento da imunidade, muito importantes neste contexto”, alerta.
 
Por fim, o diretor salienta a importância de uma mudança de mentalidade e união da sociedade brasileira em prol da saúde e solidariedade com o setor. “A ABCSEM e seus associados têm feito um trabalho permanente de maior conscientização sobre a importância do consumo de hortaliças pelos brasileiros e também da união da cadeia em prol dos produtores, sobretudo, os pequenos, com o apoio da sociedade neste processo. Assim, juntos sairemos mais fortes e conscientes desta crise”, afirma Pacotte.
 
Como higienizar corretamente as hortaliças?
 
Para ter à mesa alimentos frescos e saudáveis, e saborear aquela salada deliciosa, é fundamental seguir as medidas corretas de higienização dos alimentos, que são eficazes e simples de serem realizadas. Confira a seguir:

  1. Lave as hortaliças em água corrente uma a uma (incluindo as folhas)
  2. Em um recipiente, dilua 1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água ou, se preferir, utilize outro tipo de produto sanitizante de sua preferência;
  3. Em seguida, coloque as hortaliças de molho de 10 a 15 minutos nesta mistura;
  4. Enxágue cada uma delas em água corrente;
  5. Faça o corte dos alimentos para a montagem dos pratos com as mãos e utensílios bem lavados e mantenha sob refrigeração até a hora de servir.

 



More news from: ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas *


Website: http://www.abcsem.com.br/site/index.html

Published: August 25, 2020

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

  Archive of the news section


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved