home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

1º dia de campo de trigo digital do Brasil tem participações de todo o país e do exterior - Tradicional evento promovidos no Brasil pela Biotrigo Genética ganhou novo formato, sem deixar de levar informação e novidades à cadeia do trigo


Brazil
September 3, 2020


 

A pandemia de Covid-19 provocou diversas mudanças em praticamente todos os âmbitos da sociedade. No setor agrícola, um dos principais eventos do ano - onde o produtor conhece as novidades para a próxima safra, também precisou de adaptação. O 1º dia de campo de trigo digital do Brasil reuniu produtores de diversos estados e de outros países como Paraguai, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Peru, Bélgica e Alemanha, entre outros. O evento, acompanhado por 19 estados da federação, foi promovido pela Biotrigo Genética e aconteceu na última quinta-feira, 27 de agosto.

A capacidade de adaptação das pessoas foi o tema de uma das palestras apresentada pelo mestre e doutor em Comunicação, Dado Schneider. Ele falou sobre a importância de aceitar as mudanças e aprender com elas. “O problema não é ter mais idade, o problema é ser ultrapassado. No século XX a gente se diferenciava por idade, no século XXI a gente se diferencia por mentalidade”. Segundo ele, a informação está chegando muito mais longe. Houve uma transformação digital provocada pela pandemia que fará com que essa década termine muito melhor do que começou. “Nós somos adultos inéditos porque ao contrário dos velhos do século XX, nós seremos expostos a um número, volume, complexidade e, principalmente, a uma velocidade de mudanças que ninguém nunca na história da humanidade teve que encarar”.

No novo formato, adaptado à realidade, o dia de campo foi transmitido on-line, ao vivo e gratuito, diretamente do Centro de Pesquisa da Biotrigo, em Passo Fundo/RS e de forma interativa em seis estações de interesse no campo experimental da Biotrigo em Arapongas/PR. Mais de 3 mil pessoas acompanharam as palestras ao vivo.

Seguro agrícola vale a pena?

Durante a primeira parte do dia de campo digital o tema geada foi foco do evento, justamente por atender aos anseios das regiões que recentemente tiveram a ocorrência deste evento. Michel Rosa, especialista em seguro agrícola, foi entrevistado sobre as diferenças e vantagens entre seguro agrícola privado e seus derivados, comparado ao Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro). Segundo Michel, as culturas de inverno, principalmente o trigo, compõem cerca de 12% das contratações de seguro privado. No ano passado, foram contratadas aproximadamente 7.500 apólices de trigo no Brasil. Em 2020 foram 12 mil apólices contratadas. “Isso se deve a ocorrência de eventos em anos anteriores e a parcela de subvenção do governo federal. Isso tem um impacto muito significativo. Em 2019 nós tivemos aproximadamente R$ 455 milhões que o Ministério da Agricultura disponibilizou aos agricultores como auxílio na hora dele contratar o seguro. Nesse ano, o valor previsto é de R$ 955 milhões”.

Além do seguro, outras ações podem minimizar os riscos de eventos climáticos. De acordo com o gerente comercial da Biotrigo Genética para a América Latina (Latam), Fernando Michel Wagner, que apresentou o evento, algumas dessas medidas estão ligadas à genética e ao planejamento da safra. “Muitas ações precisam ser feitas com brevidade. A cultura do trigo demanda isso para que se possa sair dessa rotina passional. As culturas de inverno dão lucro, mas é preciso enxergá-las em uma linha do tempo pois todas as culturas estão expostas as ações do clima. Planejar as ações e utilizar as ferramentas de maneira racional fazem toda a diferença quando enfrentamos momentos como o da geada no sul do país ou da chuva no norte do Paraná, ambos ocorridos na atual safra”, disse Fernando.

Tecnologia Clearfield com mais ferramentas

Durante o evento, os produtores tiveram a oportunidade de fazer uma visita virtual às estações experimentais para conhecer os detalhes das cultivares e as novidades anunciadas pela Biotrigo. Uma delas foi a tecnologia Clearfield, já utilizada em outros lugares do mundo e trazida para o Brasil em parceria com a Basf. O trigo CL auxilia no controle de plantas daninhas, como o azevém e a aveia, que podem causar perdas potenciais de até 50% da produtividade. O desenvolvimento da cultivar aconteceu por meio de técnicas de melhoramento genético convencionais e após o cruzamento dos genótipos foram realizadas avaliações a campo e em laboratórios para selecionar as características importantes para a cultura do trigo, como rendimento, qualidade industrial e resistência às doenças. O primeiro lançamento com a tecnologia no Brasil é o TBIO Capricho CL, uma cultivar de ciclo médio, filho de TBIO Sinuelo, com excelente panificação. Neste ano, o lançamento é o TBIO Ello CL, com genética de Marfim e Fuste - cultivar semeada em solo argentino, que é irmã de TBIO Sinuelo . Ello apresenta um pacote fitossanitário equilibrado e ciclo médio. A grande motivação do lançamento é o seu avanço em rendimento, sendo a cultivar com o maior teto produtivo neste segmento. O TBIO Capricho CL estará disponível ao produtor na próxima safra. Já o TBIO Ello CL estará em multiplicação em 2021 e comercialização em 2022.

A estratégia da dessecação em pré-colheita

Outra palestra do dia de campo foi apresentada pelo gerente técnico de pesquisa e desenvolvimento na Fundação ABC, Luís Henrique Penckowski. Ele passou recomendações e falou sobre os benefícios da dessecação em pré-colheita na cultura do trigo. A tecnologia traz diversos benefícios ao produtor, como a antecipação e estabilidade na colheita do trigo; o plantio em tempo da safra de verão; a uniformização da lavoura (maturação) e, ainda, o controle de plantas daninhas para a próxima cultura. “Principalmente em anos secos, eu posso ter desuniformidade de maturação e essa tecnologia também nos ajuda a uniformizar a maturação do trigo que vai facilitar a colheita”, explicou Luís.

Projeto de trigos especiais

Everton Garcia, supervisor comercial da Biotrigo apresentou um pouco do trabalho da empresa com o projeto de trigos especiais, que alia alta qualidade industrial e uniformidade dos lotes produzidos. O projeto gera maior segurança, rastreabilidade para a indústria e para o consumidor e grande liquidez ao agricultor. Para compor o portfólio do projeto, ao lado de TBIO Noble e TBIO Alpaca, a Biotrigo lançou uma nova linhagem de trigo melhorador e branqueador, a BIO 162158. Durante o dia de campo, a empresa abriu votação para o concurso que deve escolher o nome do pré-lançamento TBIO que fará parte do projeto de trigos especiais. Para dar sugestões, basta entrar nesse link.

Mais segurança para as principais regiões de cultivo

Outro destaque apresentado no dia de campo foi o lançamento TBIO Trunfo. A cultivar, que estará disponível para multiplicação de sementes na safra 2021 e para os produtores de trigo na safra 2022, consegue associar resistência a Brusone e Giberela. Bruno Alves, gerente comercial regional norte da Biotrigo, destacou as características do material. “TBIO Trunfo é uma excelente opção para quem busca segurança e maior facilidade quanto ao manejo de enfermidades. O grande avanço agronômico da cultivar está para a Giberela. O material apresenta o melhor nível de resistência genética, junto com os menores níveis de DON dos trigos cultivados no Brasil, atendendo a demanda do campo, junto com a demanda da indústria, entregando maior segurança para todas as regiões de cultivo de trigo no Brasil”. André Cunha Rosa, melhorista e diretor da Biotrigo, destacou no palco, onde foi entrevistado durante a dinâmica do evento, o esforço para chegar a essa cultivar e a evolução do melhoramento genético para levar mais segurança no campo. “Giberela é uma enfermidade que atinge o trigo de praticamente todas as regiões do mundo. Nos comprometemos com o produtor a ter transparência e entregar a ele o que a gente puder em rendimento, segurança e qualidade, ou seja, a melhor combinação que possível”, comentou André.

Posicionamento e novidades para as próximas safras

No dia de campo os produtores também tiveram a chance de conhecer, além das cultivares já citadas, outros posicionamentos para a próxima safra, como TBIO Ponteiro, TBIO Aton, TBIO Astro, TBIO Duque e as cultivares para alimentação animal, Lenox e Energix. O melhorista André Schönhofen também apresentou três linhagens que estão em fase final de avaliação. A BIO 161172 e BIO 161165, filhos de TBIO Toruk, com destaque para o potencial de rendimento de grãos e excelente qualidade industrial. E a linhagem BIO 161416, já registrada como TBIO Calibre, mantém o ciclo precoce de TBIO Sonic, mas apresenta uma evolução no patamar de rendimento de grãos, pois mesmo com ciclo curto o potencial é dos trigos com ciclos maiores. Ottoni Rosa Filho, melhorista e diretor da Biotrigo, também destacou em sua participação que o fato de a Biotrigo ter contato com vários programas de melhoramento do mundo e possuir ensaios em uma diversidade grande de ambiente, potencializa a capacidade do melhoramento genético TBIO em trazer ferramentas de algo potencial e adaptadas às peculiaridades de cada região.

Saiba mais

O Dia De Campo Digital permanece disponível nos canais da Biotrigo do Facebook e YouTube. E no canal TBIO em Campo, no Spotify, é possível ouvir quatro podcasts sobre os principais temas do evento.

 



More news from: Biotrigo Genética


Website: http://www.biotrigo.com.br

Published: September 4, 2020

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

  Archive of the news section

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved