home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Veia algunas dicas sobre tratamento de sementes industrial (TSI) - Para a multiplicadora de sementes de soja a busca por esse grau de excelência estabelece alguns fatores de sucesso na lavoura


Brazil
September 30, 2020

“O TSI foi criado para facilitar a vida do produtor e agregar vários benefícios técnicos ao tratamento”, assim destacou Verônica Bertagnolli, uma das multiplicadoras de sementes de soja – Sementes Butiá – associada ABRASS.

Alguns desses benefícios elencados pela produtora foram:

O Tempo – A entrega de sementes prontas para a semeadura é o que proporciona uma conveniência, um ganho de tempo melhor para o agricultor. Esta agilidade permite então encurtar a janela do plantio.

A qualidade – Esse item no TSI pode ser verificado através dos testes realizados que checam a fluidez, a plantabilidade, a cobertura, a uniformidade, tudo isso transforma o tratamento de sementes, tornando muito mais profissional e mais técnico.

Para Verônica a busca por esse grau de excelência estabelece alguns fatores de sucesso na lavoura:  

A capacitação operacional – Realizada com a equipe da empresa, buscando um tratamento de qualidade, investindo em máquinas e equipamentos de alta tecnologia, são elementos que garantem essa consistência de qualidade.

Baixo risco de contaminação – Ao utilizar uma semente pronta com TSI o contato das pessoas com produto químico é mínimo. Na própria indústria, no momento do beneficiamento, o ambiente é totalmente isolado. Isso proporciona uma maior segurança para os produtores e para quem faz o manuseio desse produto.

Utilização de sementes de alta qualidade – As condições do ambiente como temperatura, umidade, ação de fungos e insetos presentes no solo podem prejudicar essa qualidade fisiológica das sementes e o estabelecimento das plantas no campo, com isso a questão da plantabilidade precisa ser bem feita.

A qualidade fisiológica – É o que pode afetar o bom potencial produtivo da lavoura. Por isso, o ataque inicial de pragas e micro-organismos combatidos com o uso de inseticidas e fungicidas, aplicados nas sementes, garantem a plantação dessas plantas.

“Neste momento o TSI proporciona a dosagem e a distribuição correta desses produtos, tem uma assertividade muito maior do que se for feito pelo agricultor On Farm”, afirmou a produtora.

Máquinas de alta tecnologia – São utilizadas neste tipo de tratamento, equipamentos aferidos, de forma mais suave, evitando os danos mecânicos e alterações da caraterística original da semente.

“A precisão na colocação da dose correta é importante, a eficiência biológica, a seletividade e a economia são benefícios do Tratamento de Sementes Industrial. É exatamente isso o que o produtor precisa” finaliza Verônica.

 



More news from: ABRASS - Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja


Website: http://www.abrass.com.br

Published: October 1, 2020

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

  Archive of the news section

 

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved