home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Inscrições abertas para o curso on-line CRISPR – Edição genômica em plantas


Brazil
October 19, 2020
 


Divulgação - Curso sobre CRISPR já está com as inscrições abertas
Curso sobre CRISPR já está com as inscrições abertas
 

A Embrapa Agroenergia irá promover nos dias 10, 11 e 12 de novembro, das 8h às 18h, o curso CRISPR – Edição genômica em plantas. O coordenador do curso é o pesquisador Hugo Molinari, que já utilizou a técnica de CRISPR em plantas de cana-de-açúcar para tolerância a déficit hídrico, ao alumínio, modificação da parede celular para etanol 2G e controle biológica da broca-da-cana.

CRISPR (Clustered Regularly Interspaced Short Palindromic Repeats) é uma tecnologia inovadora capaz de modificar o genoma de plantas sem a necessidade de modificação genética. A ferramenta está revolucionando as pesquisas na área de genética em todo o mundo pela capacidade de editar o DNA e alterar características dos organismos para criar cultivares/variedades mais produtivas, com maior agregação de valor, diminuindo custos regulatórios e preservando a biossegurança.

O Prêmio Nobel de Química deste ano, por exemplo, foi entregue às duas pesquisadoras que descobriram a técnica CRISPR de edição de genoma – Emmanuelle Charpentier e Jennifer A. Doudna. Saiba mais clicando aqui.

Sobre o curso

Com carga horária total de 20h, o curso foi elaborado por pesquisadores e bolsistas do projeto CRISPRevolution, do qual fazem parte cinco Unidades Descentralizadas da Embrapa:  Agroenergia, Soja, Milho e Sorgo, Arroz e Feijão e Informática Agropecuária (UMiP GenClima).

O pesquisador Hugo Molinari explica que as aulas vão abordar as mais recentes atualizações sobre o tema e são destinadas a estudantes, pesquisadores, professores e profissionais que desejem iniciar projetos que envolvam a técnica.  

Os inscritos no curso ainda irão receber como material de apoio o livro “Tecnologia CRISPR na edição genômica de plantas: biotecnologia aplicada à agricultura”, dos autores Hugo Bruno Correa Molinari, Letícia Rios Vieira, Nathalia Volpi e Silva, Guilherme Souza Prado e José Hernandes Lopes Filho. A publicação será lançada durante a primeira aula, aberta ao público em geral. Nos dias 11 e 12 de novembro, o curso será restrito aos empregados e colaboradores da Embrapa. 

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas clicando aqui

Veja abaixo a programação completa do curso. 

Programação:

Dia 10/11/2020 

Nesse dia serão introduzidos os conceitos básicos da tecnologia CRISPR aplicada à edição genômica de plantas. Diferentes vias de reparo das quebras nas duplas fitas de DNA serão discutidas como NHEJ (Non-homologousend joining) e HDR (Homology directed repair), bem como a utilização de diferentes nucleases. Também será apresentada a legislação brasileira e mundial voltada às Técnicas Inovadoras de Melhoramento de Precisão (TIMP) e como a utilização dessa ferramenta tem revolucionado a agricultura. Esse dia de treinamento é destinado a pesquisadores, professores, estudantes e profissionais que tenham interesse em aprofundar os conhecimentos na tecnologia CRISPR. Transmissão pelo YouTube.

Dia 11 e 12/11/2020  

Nesses dias serão apresentados e discutidos os estudos de caso que estão em desenvolvimento na Embrapa. Uma rodada de discussão e troca de experiências entre os membros do projeto CRISPRevolution possibilitarão um avanço nos projetos em andamento na Embrapa e novos projetos colaborativos poderão ser elaborados. 

 

 



More news from: EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária


Website: http://www.embrapa.br

Published: October 20, 2020

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved