home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

ABRATES lançará brevemente a nova edição do livro Vigor de Sementes: Conceitos e Testes - A versão atualizada aborda 15 testes de vigor e conta com a colaboração de 18 autores


Brazil
December 8, 2020


 

A Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES) lançará brevemente a 2ª edição do livro  “VIGOR DE SEMENTES: Conceitos e Testes”. A publicação é uma versão revisada e ampliada da edição de 1999. De lá para cá, muito se avançou na pesquisa e na valorização do conhecimento sobre vigor de sementes, visando a oferta de semente de  alta qualidade, parâmetro essencial para o alcance de uma maior produtividade. A evolução reflete tanto no conhecimento dos 11 testes relatados na época, como no desenvolvimento de novos testes. Na edição atual, dividida em 19 capítulos, são abordadas as metodologias detalhadas para a execução de 15 diferentes testes de vigor: 

  • Testes baseados no desempenho de plântulas (velocidade de germinação; 
  • Primeira contagem do teste de germinação; 
  • Comprimento de plântulas; 
  • Massa seca de plântulas; 
  • Classificação de vigor de plântulas; 
  • Precocidade de emissão da raiz primária; 
  • Emergência de plântulas; 
  • Análise computadorizada de imagens de plântulas);
  • Teste de envelhecimento acelerado; 
  • Teste de deterioração controlada; 
  • Teste de frio; 
  • Teste de germinação a baixa temperatura; 
  • Teste de condutividade elétrica; 
  • Teste de lixiviação de potássio; 
  • Teste de tetrazólio para a determinação do vigor em sementes das seguintes espécies: algodão, amendoim, feijão, girassol, gramíneas forrageiras tropicais, milho, soja, solanáceas (tomate e pimentão) e trigo.

Nos últimos anos, o conceito de Vigor deixou de ser considerado apenas nos laboratórios para ser fortemente utilizado pela indústria produtora de sementes e pelo agricultor, que prioriza, cada vez mais, matéria-prima de alta qualidade para a implantação da lavoura. Diante desta nova postura do mercado, a busca por informações atualizadas e organizada de forma prática e eficaz é essencial. 

Neste sentido e a fim de garantir a assertividade dos dados, a publicação inclui sugestões para a classificação de níveis de vigor, de acordo com o resultado obtido, bem como tabelas de tolerância entre repetições de uma mesma ou de diferentes amostras, possibilitando a comparação entre analistas de um mesmo ou de diferentes laboratórios. Permitindo assim, aferir a precisão dos resultados.

O conteúdo apresentado reflete a competência e o comprometimento da pesquisa brasileira em Tecnologia de Sementes com a evolução da compreensão sobre os testes de vigor, tema muito relevante para garantir a qualidade da semente disponibilizada no mercado. O trabalho conjunto de 18 autores e quatro editores resultou num total de 598 páginas, significando uma versão expandida em 380 páginas, comparada com as 218 páginas da 1ª edição.

Autores e Editores

Editores: Francisco Carlos Krzyzanowski (Embrapa Soja); Roberval Daiton Vieira (Fcav-Unesp); Julio Marcos Filho(Esalq-USP) e José de Barros França-Neto (Embrapa Soja)

Autores: Alberto Sérgio do Rego Barros, Ceci Castilho Custódio, Denise Cunha Fernandes dos Santos Dias, Édila Vilela de Resende Von Pinho, Francisco Guilhien Gomes-Junior, João Almir Oliveira, João Nakagawa, José de Barros França-Neto, Julio Marcos-Filho, Maria Cristina Leme de Lima Dias, Maristela Panobianco, Osvaldo de Castro Ohlson, Rafaelle Persoli de Aguiar, Roberval Daiton Vieira, Rosemeire Carvalho da Silva, Silvio Moure Cicero e Tereza Cristina de Carvalho.

“O esforço conjunto de todos esses profissionais da pesquisa, que trabalharam intensivamente na busca informações atualizadas sobre testes de vigor na literatura nacional e internacional, torna esta publicação ímpar. Para a ABRATES, é muito relevante apresentar esta excelente publicação, importante fonte de informações para o aprimoramento do conhecimento sobre vigor, bem como sua aplicação na avaliação do potencial fisiológico da semente, tanto em trabalhos de pesquisa, como no controle de qualidade na indústria de semente.

 



More news from: ABRATES - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes


Website: http://www.abrates.org.br

Published: December 8, 2020

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

  Archive of the news section


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved