home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Lançado pela Abrates, "Vigor de Sementes: Conceitos e Testes" ganha mais 380 páginas na 2ª edição - Obra mostra os avanços da pesquisa na área de sementes nos últimos 22 anos, abordando metodologias de 15 diferentes testes de vigor


Brazil
March 5, 2021


 

Publicação referência há 22 anos na pesquisa agropecuária, o livro "VIGOR DE SEMENTES: Conceitos e Testes" chega robusto em sua 2ª edição, lançada neste mês de janeiro, pela Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Abrates). Com 380 páginas a mais do que a 1ª edição lançada em 1999, essa nova publicação, ansiosamente esperada, totaliza 601 páginas e traz informações atualizadas e organizadas de forma prática e eficaz sobre testes de vigor que podem ser utilizados em sementes das mais diversas espécies.

O vigor de sementes é um dos parâmetros avaliados para atestar a qualidade das sementes. Está relacionado com a capacidade das sementes em germinar e produzir uma plântula normal, sem necessariamente estar em condições ambientais ideais para a germinação.

Conhecer o vigor de sementes pode auxiliar o agricultor na escolha do lote a ser utilizado para semeadura, diminuindo perdas iniciais por desuniformidade de plantas. Para o produtor de sementes a informação do vigor auxilia em estratégias de armazenamento bem como tempo de armazenagem, serve como parâmetro para avaliação da qualidade das sementes e como estratégia de venda.

Nas últimas duas décadas,  as pesquisas sobre  vigor de sementes tiveram avanços surpreendentes. O conceito de vigor deixou de ser considerado apenas nos laboratórios para ser fortemente utilizado no campo pela indústria produtora de sementes e pelo agricultor, que prioriza, cada vez mais, matéria-prima de alta qualidade para a implantação da lavoura

Fruto da colaboração de 18 autores e quatro editores, o livro mostra a evolução da pesquisa em sementes tanto no conhecimento dos 11 testes relatados na época, como no desenvolvimento de novos testes. Na edição atualizada, dividida em 19 capítulos, são abordadas as metodologias detalhadas para a execução de 15 diferentes testes de vigor.  

Entre os testes mais utilizados  para a avaliação do vigor de sementes em laboratório estão os de tetrazólio e os velocidade de germinação, sendo que este pode ser realizado em conjunto com o teste de germinação ao realizar a primeira contagem de plântulas germinadas, e  também, o teste de classificação do vigor de plantas, onde são avaliadas as plantas normais fortes, normais fracas e anormais  com base na classificação da Regra de Análise de Sementes (RAS) para a cultura desejada.

A obra escrita, revisada e editada com a participação de diretores da Abrates ( Francisco Carlos Krzyzanowski e José de Barros França Neto) e membros da Academia (Roberval Daiton Vieira e Julio Marcos Filho), inclui sugestões para a classificação de níveis de vigor, de acordo com o resultado obtido, bem como tabelas de tolerância entre repetições de uma mesma ou de diferentes amostras. Isto possibilita a comparação entre analistas de um mesmo ou de diferentes laboratórios, permitindo assim, aferir a precisão dos resultados.

"VIGOR DE SEMENTES: Conceitos e Testes"  é um recurso imprescindível que não pode faltar em nenhum laboratório de análise de sementes que dão suporte à produção e comercialização de sementes, bem como nos trabalhos de pesquisas que estudam o desempenho fisiológico de sementes face a diversas situações tecnológicas, por exemplo, o desempenho agronômico em distintos ambientes de utilização. Este livro deve ser usado rotineiramente pelos profissionais que executam os trabalhos de controle da qualidade fisiológica da semente na Indústria Brasileira de Sementes, os laboratórios de prestação de serviço e com ênfase  pelos pesquisadores que atuam na área de Ciência e Tecnologia de Sementes", sugere o diretor da Abrates, José de Barros França Neto, acrescentando que o conteúdo apresentado reflete  o comprometimento da pesquisa brasileira em Tecnologia de Sementes com a evolução da compreensão sobre os testes de vigor, ferramenta que garante excelente qualidade da semente disponibilizada no mercado.

Para o presidente da ABRATES, Francisco Krzyzanowski, a publicação é uma importante fonte de informações para o aprimoramento do conhecimento sobre vigor, bem como sua aplicação na avaliação do potencial fisiológico da semente, tanto em trabalhos de pesquisa, como no controle de qualidade na indústria de sementes.

De acordo com ele, a obra é resultado do esforço conjunto de todos os profissionais da pesquisa, que trabalharam intensivamente na busca de informações atualizadas sobre testes de vigor na literatura nacional e internacional, tornando esta publicação única.

Livro: "Vigor de sementes: Conceitos e Testes"
Páginas: 601
Autores: Alberto Sérgio do Rego Barros, Ceci Castilho Custódio, Denise Cunha Fernandes dos Santos Dias, Édila Vilela de Resende Von Pinho, Francisco Carlos Krzyzanowski, Francisco Guilhien Gomes Junior, João Almir Oliveira, João Nakagawa, José de Barros França Neto, Julio Marcos Filho, Maria Cristina Leme de Lima Dias, Maristela Panobianco, Osvaldo de Castro Ohlson, Rafaelle Persoli de Aguiar, Roberval Daiton Vieira, Rosemeire Carvalho da Silva, Silvio Moure Cicero e Tereza Cristina de Carvalho
Editores: Francisco Carlos Krzyzanowski (Embrapa Soja); Roberval Daiton Vieira (Fcav-Unesp); Julio Marcos Filho(Esalq-USP) e José de Barros França Neto (Embrapa Soja)    
Preço: R$ 400  e R$ 320 (associados)
Onde comprar: Acesse nosso carrinho de compras no site https://www.abrates.org.br/

 



More news from: ABRATES - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes


Website: http://www.abrates.org.br/portal/index.php

Published: March 5, 2021

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

  Archive of the news section


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved