home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Pesquisador lança livro sobre semente com linguagem simples e histórias de ficção


Brazil
June 24, 2021


O autor, Claudio José Barbedo, reuniu na obra a experiência de 30 anos de trabalho com pesquisa, costurando histórias e personagens da ficção, que ajudam a tornar o livro mais acessível para todos os leitores

Num raro momento histórico em que a Ciência se aproxima da população, mediado pela emergência sanitária mundial, iniciativas como a do pesquisador Claudio José Barbedo, estreitam ainda mais esse contato. Formado em Engenharia Agronômica pela Unesp (Botucatu-SP) e doutor em Fitotecnia (Esalq/USP), o pesquisador do Instituto de Botânica de São Paulo, lança no próximo sábado (26), às 20 horas, no canal da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Abrates) no YouTube, o livro a “A Recalcitrância da Semente – uma história de amor, coragem, conflito e perseverança”. A obra, em versões PDF e audiobook, reúne histórias e personagens fictícios para falar de pesquisa científica de uma maneira simples, divertida, didática e acessível para todos os públicos.

Membro da diretoria da Abrates, Barbedo destaca que o subtítulo do livro antecipa o que os leitores vão encontrar: histórias que tratam de amor, coragem, conflitos e perseverança.

“Juntamente com toda informação técnica e científica da minha área, que é semente, o livro traz toda a experiência profissional, que eu tive em 30 anos de trabalho, dando aulas e nos laboratórios. São experiências individuais que, na somatória, acabam criando um relato de vida que pode ser útil para muita gente. O livro trata de Ciência, mas não deixa de ser também sobre amor, conflitos, perseverança e coragem”, afirma Barbedo.

O autor lembra que vivemos um período em que os cientistas têm a preocupação de se aproximar do público. Por isso, optou por uma linguagem mais acessível.

“Como eu sempre tive a minha atividade profissional ligada ao serviço público e toda a minha formação inicial e superior foi em escola pública, sempre mantive a preocupação de devolver para a sociedade todo este investimento. A melhor forma que encontrei foi produzir um livro que vai concentrar todo o conhecimento obtido na pesquisa, mas de uma forma que desperte a curiosidade. Além de oferecer a oportunidade para as pessoas assimilarem conhecimento técnico, quis que  fosse de uma maneira interessante”, comenta o autor.

Barbedo já participou de outras publicações, como organizador, mas, no novo livro, além de escrever, fez as ilustrações da capa e internas.

“Também nessa intenção de devolver para a sociedade  o investimento feito na minha formação profissional, por enquanto, não há uma versão impressa do livro. Para ser acessível a todo mundo, além da linguagem, é preciso que não tenha custo. Por isso, estou lançando o livro  na versão PDF gratuita. No dia do lançamento, vou liberar o link, que ficará aberto para as pessoas compartilharem. Já que tem que ser acessível para todos, é preciso lembrar daqueles que não têm condições de ler. Então, eu gravei com a minha voz, um audiobook”, explica Barbedo.

Para quem ficou curioso em saber mais e, principalmente, o que é a recalcitrância da semente, confira essa e outras histórias no livro do pesquisador.

SERVIÇO:

Lançamento do livro: “A Recalcitrância da Semente – uma história de amor, coragem, conflito e perseverança”, autor Claudio José Barbedo

Quando: sábado, dia 26 de junho

Horário: 20 horas

Onde: Canal da Abrates no YouTube: (55) ABRATES - YouTube



More news from: ABRATES - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes


Website: http://www.abrates.org.br/portal/index.php

Published: June 25, 2021

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

  Archive of the news section


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved