home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Escritor de livro editado pela Abrates está no TOP 100 melhores cientistas da América Latina 


Brazil
May 6, 2022


 

O professor e pesquisador Julio Marcos Filho, do Departamento de Produção Vegetal da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), e autor do livro “Fisiologia de Sementes de Plantas Cultivadas”, editado pela Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES) foi classificado, recentemente, em ranking dos 100 melhores cientistas da América Latina, no “AD Scientific Index”, novo sistema internacional de classificação e análise baseado no desempenho científico e no valor agregado da produtividade científica dos pesquisadores. 

No ranking Agricultura da América Latina, Julio Marcos Filho está classificado em 31º lugar. Segundo o levantamento, a obra mais consultada de Julio é a publicação “Fisiologia de Sementes de Plantas Cultivadas”, e, em seguida, os artigos publicados no livro multiautoral “Vigor de Sementes: Conceitos e Testes”, obra também editada pela ABRATES. “O maior número de citações é proveniente dos dois livros da ABRATES, mas a classificação abrange ainda mais de 150 artigos científicos publicados, boa parte deles em revistas internacionais, o que também pesa nos índices de avaliação. Além disso, tenho mais de 15 livros ou capítulos em livros e isso também é significativo”, explica o pesquisador. 

Julio Marcos acrescenta que a classificação é gratificante porque o reconhecimento advém de um ranking que se baseia em produção, em referências e não em indicação, votação ou em alguma referência subjetiva. “Eles coletam dados e verificam como o seu trabalho está sendo usado. E o fato de saber que seu trabalho está sendo útil, é muito bom. Além do mais, penso que é resultado de um trabalho feito em equipe. Muita gente participou da produção: colegas da Esalq, de outras instituições de pesquisa, universidades e orientados de graduação e pós-graduação. É um número grande de pessoas, além de todo o suporte da minha família. Você não consegue fazer nada sozinho. É muito gostoso saber que posso compartilhar com muita gente”, avalia Julio. 

A classificação dos "100 melhores" cientistas baseia-se nas pontuações totais do índice “h”, determinado com base no número de artigos citados. Os cientistas são classificados globalmente e por regiões (África, Ásia, Europa, América do Norte, Oceania, Liga Árabe, EECA, BRICS, América Latina e COMESA). As listagens incluem as áreas temáticas de Agricultura & Silvicultura, Artes, Design e Arquitetura, Negócios & Gestão, Economia & Econometria, Educação, Engenharia & Tecnologia, História, Filosofia, Teologia, Direito e Estudos Jurídicos, Ciências Médicas e da Saúde, Ciências Naturais e Ciências Sociais. 

O “AD Scientific Index” é o primeiro e único estudo que mostra os coeficientes de produtividade total e dos últimos cinco anos dos cientistas com base nas pontuações e citações do índice h e i10 no Google Acadêmico. Ele foi desenvolvido pelo Prof. Dr. Murat ALPER (MD) e Prof. Associado Dr. Cihan DÖ?ER (MD) e inclui 215 países, mais de 14.150 universidades e quase um milhão de acadêmicos. 

“Os carros chefes da minha classificação são os dois livros editados pela Abrates. Sou o único autor do livro de fisiologia, mas o texto foi revisado por vários pesquisadores muito competentes. A versão em inglês foi inteiramente revisada pelo professor Miller McDonald, da Universidade de Ohio. Então, eu tenho um respaldo técnico das pessoas que me acompanham. Não são só pessoas que estão juntas comigo, no livro de ‘Fisiologia’ e nos capítulos do livro ‘Vigor das Sementes’, também tem uma instituição por trás, a Esalq, onde eu me formei na graduação e fiz toda minha carreira. Além disso, a ABRATES tem um papel fundamental ao reconhecer a importância, apoiar, editar e divulgar parte significativa da minha produção acadêmica e de vários colegas que atuam na área de sementes. É uma contribuição inestimável”, complementa Julio. 

Fisiologia das sementes 

Lançada em 2005, a publicação “Fisiologia de Sementes de Plantas Cultivadas” ganhou em 2016, versões em inglês e espanhol, ampliando a disseminação do livro no exterior. A obra é destinada aos docentes, pesquisadores, estudantes dos cursos de graduação, pós-graduação e profissionais da iniciativa privada que atuam nas áreas de produção, processamento e avaliação da qualidade das sementes de plantas cultivadas e torna mais acessível um conjunto de informações sobre aspectos dos processos vitais da semente e de fatores que afetam seu desempenho.  

As edições em português, inglês e espanhol estão disponíveis no site da ABRATES. A edição em inglês conta com a tradução de Lloyd Friedrich. A versão em espanhol foi traduzida por Daniel Ricardo Souza Gomez, pesquisador da área de Entomologia da EMBRAPA. 

Em sua 2ª edição, o livro “Vigor de Sementes: Conceitos e Testes” contém as mais atualizadas informações sobre 15 testes de vigor que podem ser utilizados em sementes das mais diversas espécies. Segundo os pesquisadores, a determinação do vigor das sementes é de fundamental importância, tanto no sistema de produção, quanto na comercialização das sementes. A obra também está disponível no site da ABRATES.  

>> Ranking dos melhores cientistas, acesse este linK: https://www.adscientificindex.com/top-100-scientist/ 

>> Site da ABRATES, acesse este link: https://www.abrates.org.br/

>> Livros da ABRATES, acesse este link: https://loja.abrates.org.br/

 



More news from: ABRATES - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes


Website: http://www.abrates.org.br

Published: May 6, 2022

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

  Archive of the news section

 

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved