home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Cultivar de trigo amplia níveis de rendimento e segurança - No Show Rural 2024, a Biotrigo Genética exibirá novas tecnologias para aumentar a taxa de sucesso do agricultor na lavoura


Brazil
February 2, 2024

No Show Rural 2024, a Biotrigo Genética estará localizada na Avenida Show Rural, próxima ao Sindicato Rural (Foto: Divulgação Biotrigo/Gui Benck)

O ano de 2023 foi contrastante para o trigo paranaense. Em algumas regiões, a safra foi marcada pelo excesso de chuvas causadas pelo El Niño, que trouxe prejuízos para os produtores. Em outras, como na região norte, o clima foi mais estável, o que permitiu a colheita de boas produtividades. Ainda assim, o estado deve contar com uma redução de área semeada com o cereal em 2024, segundo o analista técnico do Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral/PR), Carlos Hugo Godinho. “Na safra passada, o estado contou com cerca de 1,4 milhão de hectares de trigo, um acréscimo de 14% sob o 1,2 milhão da safra de 2022. No próximo ano, devemos observar um número entre esses dois”, indica. E com a safra de verão se encaminhando para sua reta final, milhares de produtores paranaenses visitarão a 36ª edição do Show Rural Coopavel em busca de novas tecnologias para suas propriedades.

Na cultura do trigo, uma dessas tecnologias é uma cultivar que chega ao mercado com a proposta de trazer ainda mais segurança para produtores que buscam altos rendimentos. TBIO Motriz, material de ciclo médio/tardio, é caracterizado por seu excepcional potencial produtivo, que supera TBIO Toruk, cultivar referência de mercado nesse quesito. “Motriz é um material que encaixa muito bem em uma abertura de semeadura, devido ao seu ciclo, e que traz uma ótima estabilidade de produção, devido ao tempo de desenvolvimento de seus componentes de rendimento”, cita o gerente comercial regional sul da Biotrigo, Tiago de Pauli.

Para obter o máximo que a genética da cultivar tem a oferecer, o agricultor deve tomar algumas precauções, sobretudo quanto à densidade de plantas na hora de colocar Motriz no campo. “É recomendado ao produtor uma população mais baixa para esse material, com 250 a 300 plantas finais por metro quadrado. Se Motriz for semeado com densidade maior que o recomendado, sugerimos maior atenção ao momento de aplicação do regulador de crescimento, que deve ser utilizado em dose cheia”, destaca Tiago.

Outra cultivar que estará disponível aos agricultores paranaenses neste ciclo é o TBIO Capaz, variedade superprecoce e com característica de farinha branqueadora. “Quando falamos de Capaz, falamos de uma cultivar com alta eficiência produtiva, por seu tipo agronômico moderno e elevado potencial produtivo, mas que também entrega uma qualidade diferenciada”, pontua. Segundo Tiago, Capaz oferece uma oportunidade para o produtor rentabilizar ainda mais a sua propriedade. “É um material de ampla liquidez, sobretudo nos mercados em que os moinhos atuam. Hoje, branqueadores possuem sua demanda aquecida. Com isso, tendem a ser os primeiros trigos vendidos no mercado”, comenta.

Mário Jorge Podolan, agrônomo de Castro (PR), anualmente cultiva cerca de mil hectares de trigo, sempre priorizando os branqueadores. “Olhamos com atenção para esse nicho, pois são trigos que nos permitem liquidez e os quais possuem, muitas vezes, uma comercialização diferenciada, com um bônus interessante no valor”, menciona. Para Mário, o resultado da safra de 2023 foi positivo. “Conseguimos um bom preço comparado ao que o mercado estava pagando no momento. Com isso, cobrimos os nossos custos e tivemos um saldo positivo”, relata.

Além de TBIO Motriz e TBIO Capaz, a Biotrigo também irá expor em seu estande desta edição do Show Rural três novos lançamentos, os quais estarão disponíveis ao produtor na safra de 2025. São eles Biotrigo Titan, cultivar de ciclo médio e excelente estabilidade de rendimento e potencial produtivo, Biotrigo Talismã, material precoce com ótima resistência à giberela, e Biotrigo Sentinela, cultivar que representa a introdução dos trigos de ciclo largo no país.

Biotrigo no Show Rural

Para Tiago, o contato presencial e a troca de informações entre Biotrigo e os agricultores oportuniza ambas as partes a agregarem ainda mais conteúdo e informações para a construção de uma safra de sucesso. “Nós queremos ouvir do produtor as percepções sobre as safras passadas e sobre como os materiais da Biotrigo podem agregar ainda mais valor para suas realidades. Com isso, buscamos também transmitir o nosso posicionamento para a melhor extração do potencial genético presente nas cultivares, para que juntos possamos aumentar a taxa de sucesso do produtor na lavoura”, reitera.

Data: 5 a 9 de fevereiro de 2024
Local: estande da Biotrigo – Avenida Show Rural, próximo ao Sindicato Rural
Horário: 8h às 18h

 



More news from: Biotrigo Genética


Website: http://www.biotrigo.com.br

Published: February 2, 2024

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

  Archive of the news section

 

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved