Brazil
May 5, 2025

A Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT) promoveu nos dias 08 e 09 de abril, um curso de formação de amostradores de sementes com colaboradores de associados. A capacitação contou com 25 participantes, em 16 horas/aula com conteúdo teóricos e uma parte prática com equipamentos específicos da função, previstos na legislação.
A frente do curso, o engenheiro agrônomo e Doutor em Sementes, Jonas Farias Pinto, explica a importância do treinamento que é requisitado para que os profissionais estejam capacitados para realizarem a amostragem de sementes, para tirarem o Registro Nacional de Sementes e Mudas, para poder ser um amostrador oficial perante o Ministério da Agricultura. “O amostrador não apenas executa, pois ele tem um papel fundamental e de alta responsabilidade em todo o processo produtivo de sementes. Porque em cima daquela amostra que o profissional vai retirar que vai para o laboratório e em cima disso vai ter todo o desfecho, no que tange a organização da empresa, se vai comercializar aquele lote ou não baseado no resultado do laboratório que veio da amostragem”, disse.
A engenheira agrônoma, Doutora em Sementes e gerente de Qualidade da Uniggel Sementes, Patricia Migliorini, avaliou de forma positiva os dois dias de curso, que segundo ela, agregou mais conhecimento a todos que participaram. “Foi muito enriquecedor para o setor e com certeza para as várias empresas que estão aqui representadas, onde buscamos conhecimento na forma legal e prática, mostrando os processos de como se realiza uma boa amostragem”, destacou.
Na instrução aos participantes, Jonas Pinto, destacou a importância da qualificação ofertada pela APROSMAT aos colaboradores de seus associados, demonstrando uma atenção na alta qualificação profissional dentro da cadeia produtiva de sementes.