Brazil
August 2, 2016
A equipe de pesquisa em hortaliças da Estação Experimental da Epagri de Itajaí (EEI) promoveu o I Encontro de Troca de Sementes de Hortaliças. O objetivo do evento foi estimular a troca de sementes entre produtores, instituições, associações e grupos, além de difundir e incentivar a produção e o consumo de alimentos orgânicos. O encontro reuniu mais de 90 participantes na EEI no dia 6 de julho.
As atividades iniciaram com a apresentação dos presidentes de oito associações de produtores agroecológicos de hortaliças e frutas do Litoral Norte Catarinense. Na sequência, os participantes assistiram a uma palestra sobre produção e comercialização de sementes orgânicas de hortaliças na Bionatur, que é uma cooperativa de produtores do Rio Grande do Sul.
A programação do evento também contou com três oficinas: de produção de adubos orgânicos por meio de compostagem, de elaboração de biofertilizantes e de produção, beneficiamento e armazenagem de sementes de hortaliças. Os participantes ainda puderam visitar as áreas de pesquisa da Epagri, com destaque para o sistema orgânico de produção de tomate, o plantio direto de hortaliças orgânicas e a produção de sementes orgânicas de alface.
A troca de sementes ocorreu entre os produtores que trouxeram de suas propriedades diferentes espécies de hortaliças cultivadas ao longo de muitos anos. “Essa troca permite o resgate e a manutenção de cultivares considerados crioulos, muito adaptados ao sistema orgânico de produção”, comenta o pesquisador Euclides Schallenberger. Foram distribuídas sementes e mudas registradas pela Epagri e recomendadas para produção em sistema orgânico, como milho, feijão, maracujá, aipim e batata-doce. Os participantes receberam, ainda, sementes de plantas de cobertura.